Ticker

6/recent/ticker-posts

Morreu Toureiro Moçambicano Ricardo Chibanga

Moz Viber

Morreu esta terça-feira em Portugal, aos 76 anos, o matador moçambicano de touros, Ricardo Chibanga.

Os restos mortais do toureiro vão a enterrar esta quarta-feira no cemitério da vila de Golegã. Ricardo Chibanga tinha sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) a 2 de Março passado e tinha regressado há poucos dias à sua casa, na Golegã, após cerca de um mês de internamento nas unidades de Abrantes e Torres Novas do Centro Hospitalar do Médio Tejo.As notícias dos últimos dias davam conta da melhoria do estado de saúde de Ricardo Chibanga, no entanto o seu estado clínico agravou-se.

Segundo a agência Lusa, que cita fonte dos bombeiros da Golegã, Ricardo Chibanga faleceu na sua residência, alegadamente devido a uma paragem cardiorrespiratória.Ricardo Chibanga nasceu na ex-cidade de Lourenço Marques, Moçambique, a 8 de Novembro de 1942, mas ainda jovem, veio para Portugal. A 15 de Agosto de 1971 tomou alternativa na mítica praça Real Maestranza de Sevilha, tornando-se o primeiro matador de touros profissional africano.Em Portugal, apresentou-se como matador de touros na praça do Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 19 de Agosto de 1971, tendo toureado ao lado do matador espanhol José Luis Galloso.

Abandonou as arenas no início dos anos 90, tendo adquirido uma praça de touros desmontável em que promovia festejos taurinos, alugando também o equipamento a outros empresários tauromáquicos. (RM )

Postar um comentário

0 Comentários